PROFISSÃO PROFESSOR

PARABÉNS PROFESSORES, pois vocês são a referência na batalha árdua por uma educação de qualidade, que proporcione uma ampliação no conhecimento cognitivo de crianças, jovens, adolescentes e adultos. Profissionais que nesta necessidade de melhores condições de trabalho, de gestão e de valorização salarial - Fazem sua parte mantendo-se atualizados em relação às novas teorias, às novas tecnologias e aos originais avanços científicos. Parabéns por terem coragem de inovar em todos os momentos de suas vidas.

ATIV. 2012.2

ATIVIDADES PARA CASA 
AVISO: NÃO REALIZE A TAREFA ANTES DA AULA DO ASSUNTO CORRESPONDENTE. TUDO DEVE SER REALIZADO NO PERIODO OPORTUNO. 

1- FAÇA UM COMENTÁRIO EM SEU BLOG - SOBRE A REPORTAGEM:
Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA, fala sobre as TIC  em sala de aula - "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas".


2- FAÇA COMENTÁRIO AQUI, no Blog proinfo (na parte "digite seu comentario) - PONTUE ONDE E COMO VOCÊ PODERIA UTILIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS, TENDO COMO REFERÊNCIA A SUA DISCIPLINA E A SUA ESCOLA:

3-FAÇA UM COMENTÁRIO COM REFERÊNCIA AO COMENTÁRIO DO SEU COLEGA DE TURMA - NO BLOG DO COLEGA SE REFERINDO A QUESTÃO 1 e outro comentário AQUI NESTE ESPAÇO COM REFERENCIA A QUESTÃO 2 (na parte abaixo do comentario do colega - "resposta").

OBS: pessoal antes de fazer a atividade se torne membro deste blog, pois preciso acompanhar a 1° parte da atividade e também acompanhar o desenvolvimento do blog.


35 comentários:

  1. Com as novas tecnologias além de diminuir o gasto com papel devido ao data show, podemos melhorar
    a interação do aluno devido a internet e ainda há os recursos de computação gráfica como corel draw
    e o photoshop que permitem que os alunos façam arte de uma nova maneira, mas claro sem desprezar o
    modo tradicional.

    ResponderExcluir
  2. em geografia, podemos utilizar gráficos para estudar a qualidade de vida da população de um país. utilizando projetor para aulas visuais em slide.usando os programas educacionais do linux para atividades de montagem de gráficos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo colega, os gráficos facilitam muito a interpretação de dados,dando uma melhor visualização a amostragem, é uma ferramenta q pode ser utilizada em qualquer disciplina seja ela tecnológica ou humana. O grande problema está nos poucos recursos que nos oferecem, um exemplo é o nosso próprio curso de Educador Digital sem sinal de internet exatamente numa aula de internet. Imagine a situação em nossas escolas?

      Excluir
    2. concordo com vc pois a TIC só vem facilitar a vida do professor em sala de aula e fazer com que o aluno conheça novas atividades.

      Excluir
  3. Ativ 2
    As novas tecnologias podem ser usadas na minha disciplina para interagir com os alunos de uma maneira geral,proporcionando a eles ampliação do conhecimento cognitivo.Levá-los a compreender que eles podem paricipar do mundo virtual,retirando dele as aprendizagens necessárias para sua vida acadêmica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você colega, pois essas ferramentas tem ajudado muito na interação dos alunos com a disciplina, fazendo com eles compreendam melhor o assunto.

      Excluir
    2. Concordo com você Edvania,vemos um resultado significante com relação a aprendizagem dos alunos, através dos recursos tecnológicos

      Excluir
  4. O desinteresse dos alunos em sala de aula e a desmotivação pelos conteúdos propostos, a metodologia trabalhada algumas vezes não satisfazem os anseios dos mesmos. Na escola onde leciono a disciplina de português, tento trabalhar com o único recurso que existe na escola o laboratório de informática, o quanto eles se animam quando os convoco para o laboratório, já que estamos na era digital e tecnológica, os alunos demonstram certos interesses em relação as coisas inovadoras e diferentes fugindo da aula tradicional; trabalho com meus alunos, através da ferramenta da web a interdisciplinaridade dos conteúdos.
    Se as escolas se inserissem a nova escola, os alunos teriam um maior interesse pelas aulas aplicadas, com o subsidio dos recursos tecnológicos; o aprendizado além de ser diferenciado teria um grande resultado elevando a auto-estima dos mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Se a Escola tivesse um laboratório de Química disponível, as aulas seriam maiss atrativas e o aprendizado teria um bom rendimento, pois a teoria sem prática deixa muito a desejar. Os dados obtidos em experimentos geram gráficos q facilitam as interpretações.

    ResponderExcluir
  6. eu posso utilizar as novas tecnologias na disciplina de artes visuais para pesquisar e visualizar determinados assuntos que não tenho acesso por falta de materiais didáticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a tecnologia é um grande leque para se trabalhar artes, pois a visualização de paisagens, cores, formas, dramatização e etc, aguça a criatividade. Daria uma dica a Martir, poderia ser feito, parcerias com outros professores: a escolha de um filme pode trabalhar na interdisciplinaridade com Português, História, Geografia, Inglês e etc.

      Excluir
  7. A TIC em sala de aula, é importante, pois nossos alunos são inquietos, desmotivados e desinteressados. O uso de material didático, que os tire da condição de comodismo, desperta sua curiosidade e os faz buscar conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você amiga,é preciso criatividade algo que os alunos se interesse.A TIC ajudará na construção de novos conhecimentos.Pois, é uma tecnologia voltada para informar o sujeito para que sejam críticos e criativos.

      Excluir
    2. Concordo com minha colega Gerusa, a TIC é uma das diversas formas de atrair com efetividade a atenção dos nossos alunos, pois eles já se cansaram do comodismo das aulas tradicionais tão frequente em nossas escolas públicas, além do mais este procedimento já é bem aceito por eles pois os mesmos já conhecem essas novas tecnologias até mesmo mais que nós professores!

      Excluir
    3. Concordo com a colega Jerusa a TIC é uma ferramenta fundamental em nossas aulas para que elas se tornem mais dinâmicas e interessantes para melhorar o aprendizado do aluno.

      Excluir
  8. AS TIC são muito importantes, pois, com esses novos recursos, as aulas se tornam mais dinâmicas, isso desperta o interesse dos alunos, melhorando tanto o aspecto cognitivo quanto o motivacional, nas aulas de Português podemos trazer vídeos Educativos para serem apresentados no Data Show, como também apresentações sobre o conteúdo de Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o colega,devemos mudar a cara e o modo de nossas aulas e hoje estamos tendo esses meios para faze-lo,

      Excluir
    2. Realmente Ronaldo, as possibilidades são infinitas!
      Podemos utilizar todos os recurso disponíveis em nossas atividades, que se bem planejadas e executadas trarão resultados muito positivos ao nosso trabalho.

      Excluir
  9. As TIC são necessárias pois através delas podemos levar nosso alunado a um amplo conhecimento, leva-lo a conhecer um outro mundo fora da sala de aula,eu as uso nas disciplinas de português e matemática com: slides, gráficos e reportagens online onde eles não tem acesso,fazendo um link mundo virtual e sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você,as TIC podem despertar no aluno um interesse pela metodologia aplicada, pois eles procuram coisas inovadoras e mergulham neste universo, através das ferramentas e dos recursos tecnológicos oferecidos podemos resgastar o aprendizado.

      Excluir
  10. Na minha escola existe todas essa ferramentas, o problema é no manuseio desses instrumentos que as vezes não tem pessoas disponíveis para nos ajudar com o material. Outro problema é a Internet, que ora funciona e "horas" não funcionam...Mas mesmo com esses obstáculos, procuro trabalhar com outros recursos mais simples, como, vídeos e músicas que levam a o aluno a interagir melhor nas aulas de Ensino Religioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, pois fazemos parte da mesma escola,os recursos existem muitas vezes não tem pessoas para repassar os materiais.

      Excluir
  11. No campo da biologia, as tecnologias da informação podem dar grandes contribuições para melhorar a qualidade das aulas. Com a ajuda dessas ferramentas podemos visualizar processos biológicos que não podemos reproduzir fielmente na lousa, nem visualizar com plenitude nos livros didáticos.
    O trabalho com softwares educativos também permitem a realização de experimentos virtuais, além de outras possibilidades que poderiam ser vivenciadas num laboratório didático, que é muito raro em nossas escolas. Poderíamos citar ainda a internet como fonte de pesquisa para as mais diversas atividades e das redes sociais como interação em atividades diversas. Portanto as atividades são amplas.

    ResponderExcluir
  12. A amplitude de possibilidades das TIC´s em nossas atividades pode nos levar a expectativas até certo desespero. É preciso lembrar que não podemos abandonar prática que funcionam porque chegaram às novas tecnologias. Devemos conhecê-las primeiro, ver quais possibilidades se adequam a nossa realidade e aplicá-las quando possível. A respeito disso indico um texto da revista Nova escola disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml

    ResponderExcluir
  13. sou professora de biologia,muitas vezes não posso executar minhas aulas como e planejo pois falta recursos como o TIC . poderia fazer diversas atividades no qual os alunos teria um rendimento maior.

    ResponderExcluir
  14. -bem seria necessário pois a aula poderia se tornar mais atrativa para o aluno principalmente nas aulas de pré-historia.

    ResponderExcluir
  15. É bem viável o uso das novas tecnologias em minha disciplina, pois como leciono língua portuguesa, poderíamos estudar os diversos gêneros textuais presentes na rede, além de observarmos os vícios linguísticos, enfim temos uma variedade imensa de conteúdos a serem abordados via internet.

    ResponderExcluir
  16. Mediante ao que foi dito pelo nosso amigo e professsor, Humberto Viera, cordordo, sim, com ideia de que o novo é importante. No entanto, não podemos negligênciar a ideia de que outras atividades sejam postas do lado pelo simples fato de acha que sempre o novo é motivo de exclusão do "antigo".

    ResponderExcluir
  17. Com o advento crescente das diferentes ferramentas e versões de mídias nas redes sociais, o uso destes meios tem se proliferado de maneira assustadora entre diferentes faixas etárias. A utilização de tais ferramentas para o simples entretenimento é maior do que para fins educativos, salvo quando mestres e educadores mobilizam alunos para uma apropriação mais substancial do conteúdo proposto. Raquel Recuero em seu livro, Redes Sociais na Internet, é explícita ao atribuir ao educador a responsabilidade perante aos seus alunos no ato de conscientizá-los a respeito da importância e aplicabilidade corretas de tais mídias. Assim ela diz:
    “Ainda que os estudantes percebam o potencial das mídias sociais para a educação, cabe aos professores promover a conscientização quanto as suas possibilidades em termo de aprendizagem”. (Recuero, 209, p. 79).
    A atuação do professor e, também, facilitador é conduzir o seu alunado a inclusão digital bem como ao uso correto e didático dos recursos disponíveis, para uma melhor interação do mesmo, em seu próprio aprendizado. Mostrar-lhes o caminho é um desafio e que, portanto, pode ser bem minimizados com uma correta aplicabilidade das mídias socias.
    No entanto não basta, apenas, boa vontade se não houver meios para construir todo um corpus de múltipla reciprocidade entre Governo, mestres, pais e alunos. O Estado, principalmente, deve, portanto, suprir toda e qualquer carência no campo educacional do aluno em formação. Não olvidamos do professor que para uma melhor atualização de suas capacidades teóricas e práticas precisa de terras férteis para cultivo e plantio do saber.
    No campo da filosofia, disciplina a qual sou professor, vejo o uso da tecnologia bem como as redes socias um feliz ferramente para democratização do saber. Sapere Aude!!! Ouse Saber!!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. A tecnologia pode ser trabalhada em todas as disciplinas do fundamental I, o qual ensino. Ela pode ser inserida através de pesquisas, jogos educativos, produção de textos e etc. Podemos trabalhar tudo isso no laboratório de informática da escola.

    ResponderExcluir
  20. As tecnologias atuais devem ser usadas para atrair a atenção dos alunos para o aprendizado, uma vez que é um atrativo muito poderoso, pois desperta o desejo de permanecer interagindo com o novo.

    ResponderExcluir

RESPOSTA A UM COMENTARIO